Redes Sociais




Google+

Ensino à Distância – EAD

Ensino a distancia

 

Grandes empresas privadas e públicas, nacionais e internacionais, já utilizam EAD – ensino à distância como alternativa complementar a seus programas de desenvolvimento e treinamento. Adotando o EAD, organizações com grande número de funcionários, distribuídos geograficamente em vários locais, obtêm grandes economias de tempo e recursos financeiros.

No meio acadêmico os exemplos de utilização de EAD são inúmeros, propiciando os alunos com cursos totalmente a distância ou semi-presenciais, devidamente reconhecidos pelo MEC.

 

Programas EAD

A implementação de projetos para a educação à distância não é uma simples transposição de conteúdo textual para a tela de um computador. Deve-se utilizar de técnicas de desing instrucional, formação de equipes especializadas e uso de ferramentas tecnológicas adequadas.

Uma boa ferramenta tecnológica tem que ter a capacidade de promover a gestão de cursos, a integração entre alunos/professores, a humanização do contato e permita uso de recursos de multimídia para potencializar o aprendizado.

 

Educação em EAD

De modo geral o aluno EAD é adulto. Alguns aspectos na educação para adultos estão associados à perspectiva de crescimento e oportunidade profissional, desenvolvimento de competências para o estudo, socialização, desenvolvimento da personalidade e afirmação da identidade. O ensino deve ser constantemente motivado e orientado individualmente, para que percebam a seriedade do processo que estão participando.

Professor e aluno tem papéis de destaque em EAD. Apelos visuais, layouts arrojados, interações digitais e outros recursos aplicados, sem o estudo de sua real importância e adequado na ação de aprendizagem, podem produzir ótimos produtos em EAD mas com os poucos resultados na real aprendizagem dos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *