Redes Sociais




Google+

Falsas promoções no Facebook

fakebook

Ainda hoje, com todos os avisos de segurança que se tem conhecimento, muitas pessoas continuam caindo nos golpes de falsas promoções pelo Facebook.

Sorteios de iPhones, iPhads, Smartphones e até carros surgem diariamente.

Normalmente, estes sorteios consistem em solicitar ao usuário que curta o post e compartilhe o conteúdo, como forma obrigatória de participar. Existe também a solicitação de cadastramento, levando o usuário a informar seus dados no preenchimento de formulários.

Usuários, loucos por ganhar nestas promoções, não checam a veracidade da informação e acabam espalhando a farsa.

Antes de qualquer atitude, o usuário ao receber um post envolvendo promoções, deverá certificar-se que está publicado na fanpage oficial da marca ou loja que está realizando o tal sorteio ou promoção acessando o link facebook.com/marca. Algumas marcas ou lojas de supostas promoções ou sorteios sequer tem páginas no Facebook.

Conforme o documento “Termos de Páginas do Facebook“, diz que: “Você não deve fazer com que o registro ou a entrada em uma promoção dependa de uma ação do usuário ao usar qualquer recurso ou funcionalidade do Facebook que não seja curtir uma página, fazer check-in em um local ou conectar-se ao seu aplicativo”. Resumidamente significa que o dono de uma página não deve fazer com que o usuário se registre ou entre em uma promoção ao curtir um post no mural, comentar ou enviar uma foto ao mural.

Outro perigo envolvendo estas falsas promoções, são os vírus. Muitas destas fraudes, tenta convencer o usuário a baixar um software, para ter acesso ao conteúdo.
Este software é apenas um vírus, que ao ser instalado, pode vir a roubar senhas (inclusive de bancos). Usuários infectados são controlados por hackers para publicar um comentário na página de fraude, marcando seus amigos.

O Facebook já está bloqueando estas páginas fraudulentas e removendo as publicações.

Mas, tudo isso, poderia ser evitado se os usuários mantivessem mais atenção com a segurança ao navegar na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *