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O Ensino à Distância

moodle para professores turma 09022015 Educawebsite

Grandes empresas privadas e públicas, nacionais e internacionais, já utilizam EAD – ensino à distância como alternativa complementar a seus programas de desenvolvimento e treinamento. Adotando o EAD, organizações com grande número de funcionários, distribuídos geograficamente em vários locais, obtêm grandes economias de tempo e recursos financeiros.

No meio acadêmico os exemplos de utilização de EAD são inúmeros, propiciando os alunos com cursos totalmente a distância ou semi-presenciais, devidamente reconhecidos pelo MEC.

Na educação à distância, o papel do professor passa da antiga figura central do provedor da informação para um agente interativo, que atua como mediador e catalizador do processo de aprendizagem do aluno. O professor de EAD atua ajudando o aluno a articular-se com os diversos elementos de seu processo de aprendizagem.

Principais alterações nos papéis desempenhados pelo professor:

– papel de “palestrante” muda para papel de “consultor”, “orientador”, “provedor de recursos e de meios para a aprendizagem”;

– são derrubadas as estruturas de poder entre professor-aluno;

– o professor se torna um questionador eficiente, estimulando os alunos a construírem seu conhecimento, propondo experiências de aprendizagem, em vez de atuar como um provedor de respostas e de conteúdos estáticos;

– o professor apresenta apenas a estrutura inicial do trabalho, encorajando o aluno ao auto-direcionamento crescente;

– o professor apresenta múltiplas perspectivas sobre cada assunto;

– o professor, antes isolado, passa a ser um membro de uma equipe de aprendizagem;

– o professor não tem mais o controle total do ambiente de ensino, mas passa a compartilhá-lo com o aluno como um co-aprendiz;

– o professor torna-se mais sensível aos estilos de aprendizagem dos alunos.

O processo de instrutoria, no ensino-aprendizagem em EAD, deve atender aos seguintes requisitos:

– ter o professor como facilitador educacional, que focalize as discussões em conceitos, habilidades e princípios críticos;

– estabelecer um ambiente social amigável, promovendo relações humanas, a valorização da contribuição dos alunos, o desenvolvimento do senso de coesão do grupo e do incentivo ao trabalho conjunto;

– estabelecer agenda e ritmo das atividades (objetivos, horários, regras de procedimento e normas de tomada de decisões;

– interagir bem com a ferramenta tecnológica de suporte do ambiente educacional, fazendo com que os alunos e participantes se sintam da mesma forma, de modo que a tecnologia se torne transparente e o aprendiz possa se concentrar no processo de aprendizagem.

One Response to O Ensino à Distância

  • Marcia Maria Nascimento de Almeida says:

    Fiz o Curso de Especializaçao em Gestao e Auditoria Mbiental a distancia.Adorei! Próximo passo o Mestrado a distancia. Recomendo!!!

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